Termogênicos naturais são especiais para otimizar a queima de calorias por meio do estímulo do metabolismo, beneficiar o desempenho físico e contribuir para a prevenção da fadiga. Totalmente livres de compostos sintéticos, são ótimos aliados de uma alimentação equilibrada e da prática regular de exercícios. Aqui, você encontrará marcas consagradas no mercado, que oferecem suplementos e alimentos premium de eficiência comprovada.
Termogênicos são alimentos e suplementos que estimulam o metabolismo, beneficiam a performance física, beneficiam a queima de calorias e gordura e podem auxiliar na prevenção da fadiga.
Quando consumidos, têm a capacidade de ativar o processo de termogênese no corpo, o qual é caracterizado pela transformação da energia bioquímica dos nutrientes - na forma de lipídios - em energia térmica, ou seja, em calor. O objetivo desse processo é, primeiramente, regular a temperatura corporal, mantendo o corpo numa temperatura próxima aos 36 °C.
Cabe ressaltar que o calor é uma das formas de energia produzidas pelo corpo para conseguir realizar atividades cotidianas e, até mesmo, mais complexas, como exercícios de alta intensidade, por exemplo.
Assim, os termogênicos podem promover a homeostase do metabolismo energético, que nada mais é do que o equilíbrio entre a obtenção, o armazenamento e o gasto de energia. Vale lembrar que o desequilíbrio energético pode ser um fator de risco para a obesidade e o sobrepeso.
A liberação de energia na forma de calor permite que os termogênicos promovam benefícios, como o equilíbrio entre o consumo e gasto energético, preservação da função mitocondrial, regulação da temperatura corporal, queima de gordura, prevenção da fadiga, manutenção do peso e aceleração do metabolismo.
Aqui no Novidade Saudável você pode encontrar os melhores termogênicos do mercado, com os melhores preços.
Ainda está em dúvida sobre qual termogênico escolher? Veja algumas opções de excelente qualidade para estimular seu metabolismo, beneficiar sua performance física, auxiliar na queima de calorias e gordura, além de ajudar na prevenção da fadiga.
"Os suplementos termogênicos ajudam a melhorar o foco, a disposição e a cognição. Uma dica para iniciantes é começar tomando a metade da dose recomendada e ir observando os sinais do seu corpo para chegar na dose ideal para você." Recomenda Regiane Miranda, Nutricionista Funcional Integrativa com expertise em Emagrecimento, Saúde e Longevidade pós graduando em fitoterapia. CRN 29492; Instagram: @regianenutriesaude
O SuperCoffee 3.0 Original Caffeine Army oferece uma fórmula incrível que promove uma explosão de energia para o corpo e a mente. Seus 15 superingredientes são combinados para fornecer energia limpa e sem oscilação, evitando picos de cafeína e otimizando o foco e a performance cognitiva e, também, o metabolismo.
Principais características do SuperCoffee 3.0 Original Caffeine Army:
O Brain Coffee Power BetterLife possui uma nova fórmula que contém a eficácia de 16 Power Foods capazes de promover mais rendimento físico e mental, queima de gordura e equilíbrio emocional, além de otimizar funções essenciais à saúde e contribuir para uma longevidade acompanhada de qualidade de vida.
Principais características do Brain Coffee Power BetterLife:
O Thermo Energy Abacaxi com Hortelã Sanavita possui vários ativos naturais e estimulantes que promovem maiores níveis de energia, foco e concentração para uma rotina mais ativa e com mais performance, ideal para incluir em pré treinos de alta intensidade. Além disso, cumpre papel antioxidante, protegendo o organismo de radicais livres.
Principais características do Thermo Energy Abacaxi com Hortelã Sanavita:
O Energy ATP 10g Sabor Tangerina Central Nutrition conta com ingredientes especialmente eficientes para o pré-treino. Sua composição natural de creatina monohidratada, magnésio dimalato, carnitina, chá verde, alanina, arginina, taurina e HMB interage com os principais sistemas do organismo ligados à performance física, proporcionando ganhos de energia para os músculos e hipertrofia, aumento do metabolismo, reforço nas defesas do organismo contra o estresse oxidativo e aumento da resistência à fadiga. Além disso, beneficia a perda de peso.
Principais características do Energy ATP 10g Sabor Tangerina Central Nutrition:
Existem diferentes tipos de termogênicos, ideais para quem deseja aumentar o metabolismo e a energia, melhorar o desempenho físico, melhorar o foco e a concentração e perder peso.
Dentre eles estão:
Os termogênicos são famosos por promover benefícios, como a queima de gordura, aumento do metabolismo basal, melhora da atividade mitocondrial, redução da fadiga e aumento de energia e disposição, efeitos geralmente desejados para a prática de exercícios físicos, bem como para perda e manutenção do peso.
A aceleração do metabolismo acontece, principalmente, devido à liberação de energia na forma de calor, processo conhecido como termogênese - realizado pelo corpo para regular a sua temperatura. Basicamente, o corpo precisa de energia para realizar suas funções vitais, sendo necessário que ocorram processos fisiológicos para a sua produção.
No caso da termogênese, o substrato de energia são justamente as reservas de gordura, presentes, principalmente, no tecido adiposo, como o tecido adiposo marrom (BAT — brown adipose tissue). De fato, alguns estudos mostram que o tecido adiposo marrom (BAT) está inversamente associado ao índice de massa corporal, indicando que a ativação deste tecido pela ação de termogênicos pode contribuir para a perda de gordura.
Além deste, há o tecido adiposo branco (WAT), presente em maior quantidade no corpo humano. Alguns estudos sugerem este tecido pode atuar semelhantemente ao tecido adiposo marrom, contribuindo para o aumento da temperatura corporal e para a perda de gordura.
Os suplementos e alimentos termogênicos entram em cena para incentivar a aceleração do metabolismo, estimulando o sistema nervoso central e promovendo a lipólise — a quebra de moléculas de gordura.
No corpo, isso acontece quando os compostos termogênicos, como a cafeína, por exemplo, atuam no sistema nervoso central liberando um importante grupo de neurotransmissores e hormônios, conhecidos como catecolaminas. Elas são responsáveis por desencadear o processo da lipólise, pois ativam os receptores β-adrenérgicos, como o β-3, que, por sua vez, inicia uma cascata de ações no corpo, como a ativação de enzimas responsáveis por quebrar as gorduras em moléculas menores — ácidos graxos e glicerol — que serão usados como fonte de energia.
Além disso, o equilíbrio energético total do organismo, promovido pelos termogênicos, pode contribuir para a função mitocondrial. Alguns termogênicos podem conter compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que protegem o funcionamento das mitocôndrias, sendo que o bom funcionamento desta organela é muito importante para um processo de emagrecimento saudável.
Mais especificamente, sabe-se que as mitocôndrias são conhecidas como as usinas de energia do corpo, de forma que, sem seu funcionamento adequado, o processo de emagrecimento se torna muito mais difícil. Isso porque uma função mitocondrial saudável é responsável por reger uma série de funções fisiológicas, incluindo a regulação metabólica, por meio do equilíbrio energético, e modulação da sensibilidade à insulina. Dessa forma, as mitocôndrias precisam funcionar adequadamente para promover a saúde e auxiliar um processo de emagrecimento.
Vale lembrar que cada pessoa pode ter um metabolismo que funciona de uma maneira distinta, podendo apresentar desde uma velocidade metabólica lenta até um metabolismo mais rápido. No entanto, o efeito temporário de ativação da termogênese pode favorecer e potencializar o processo de queima de gordura para qualquer pessoa, desde que o consumo de termogênicos seja aliado a uma prática regular de atividades físicas e a uma alimentação equilibrada.
Os termogênicos são suplementos usados como um estímulo a mais para o metabolismo, o que pode levar a um aumento de energia, queima de calorias, melhora da concentração e perda de peso.
Os termogênicos são suplementos que aumentam o metabolismo e por isso podem contribuir para o aumento da energia; melhora do desempenho físico; melhora do foco e da concentração; perda de peso.
Os termogênicos podem trazer diversos benefícios à saúde e que podem variar de pessoa para pessoa, são eles:
Os termogênicos podem fazer parte de uma dieta equilibrada e saudável, mas devem ser usados com moderação e dentro de um planejamento adequado às necessidades de cada pessoa.
Os termogênicos podem ser eficazes, desde que sejam incluídos dentro de um plano alimentar equilibrado e saudável.
É importante consultar um profissional da saúde para orientar como utilizar este suplemento e obter os melhores resultados.
Os suplementos termogênicos costumam conter diversos ingredientes especiais em sua formulação que, combinados, podem possibilitar a potencialização dos seus efeitos benéficos, além de proporcionar efeitos que melhoram o bem-estar geral do organismo.
Alguns deles são:
Não é à toa que a cafeína é conhecida por seu efeito estimulante, afinal, ela é um alcaloide capaz de agir no sistema nervoso central liberando diversos neurotransmissores e, consequentemente, iniciando diversos processos benéficos no organismo.
A cafeína estimula as catecolaminas, tal como a epinefrina, por exemplo, que sinalizam os receptores beta-adrenérgicos presentes no tecido adiposo e desencadeiam o processo da lipólise, aumentando a oxidação da gordura para gerar energia.
Além disso, a cafeína promove efeitos como o aumento da concentração e do estado de alerta, uma vez que ela aumenta a atividade neuronal, liberando hormônios responsáveis pela resposta ao estresse, como o cortisol.
Vale lembrar que a presença temporária do cortisol no corpo não é prejudicial, desde que haja alternância. No entanto, algumas pessoas não costumam realizar o gerenciamento do estresse, o que possibilita a presença contínua do cortisol no organismo, desencadeando uma série de problemas.
Por isso, é indicado, além de uma série de cuidados para minimizar o impacto do estresse no dia a dia, moderar o consumo de café, principalmente para pessoas que metabolizam a cafeína de maneira mais lenta. Desse modo, para pessoas com ansiedade e dificuldade de metabolização da cafeína, é recomendável consumir bebidas que possuem esse ingrediente apenas pela manhã e antes do exercício físico, permitindo começar o dia com mais disposição.
O chá-verde é um ingrediente com propriedades termogênicas, estimulantes e contemplativas.
Devido à cafeína e às catequinas, o chá-verde favorece o metabolismo energético e cumpre papel termogênico. Assim, o consumo deste ingrediente, aliado à prática regular de exercícios, pode aumentar a queima de gordura, favorecendo o processo de perda do percentual de gordura corporal e manutenção do peso.
Já seus benefícios adicionais podem acontecer porque, apesar de conter uma determinada quantidade de cafeína, o efeito estimulante do chá-verde é contrabalanceado com a ação calmante da L-teanina, um aminoácido presente na bebida. Dessa forma, o chá-verde pode tanto estimular quanto acalmar o cérebro, resultando em benefícios, como clareza mental, estabilização emocional — reduzindo estresse e ansiedade — e aumento da capacidade de concentração.
Nesse sentido, é possível beber este chá em momentos relaxantes, como durante a leitura de um livro — para praticar o gerenciamento do estresse —, como também em momentos em que é preciso ter foco, em estudos, por exemplo.
Com isso, o consumo de chá-verde ou suplementos com extrato de chá-verde podem ser uma ótima opção para quem deseja construir uma rotina de bem-estar geral, além de aumentar o processo de termogênese no corpo e otimizar a atividade metabólica.
Vale lembrar que para uma rotina mais saudável, que resulta em maior chance de perda de peso e melhora da saúde, é necessário haver técnicas de gerenciamento do estresse, tornando ainda mais benéfico o consumo de chá-verde.
A capsaicina é um bioativo muito importante presente em algumas pimentas, como a pimenta caiena e pimenta vermelha. Essa substância pode potencializar o processo de termogênese no tecido adiposo marrom, já que é capaz de estimular receptores vaniloides tipo 1 (TRPV1) presentes neste tecido, iniciando o processo de queima de gordura para liberação de calor.
A partir do aumento da temperatura corporal, a ação termogênica da capsaicina pode aumentar a taxa de queima de gordura durante a prática de exercícios físicos, equilibrando, assim, a relação entre consumo e gasto energético e acelerando o metabolismo.
Além disso, essa substância também é conhecida por contribuir de outras formas para o processo de emagrecimento. A ciência ainda investiga suas formas de ação que impactam na redução de peso. Um dos mecanismos é sua potencial capacidade de diminuir a grelina, conhecida como hormônio da fome, promovendo o aumento da sensação de saciedade.
Sua capacidade de estimular a queima de gordura no tecido adiposo branco também é explorada, já que este é o tecido mais abundante no corpo e, segundos estudos, pode atuar de forma semelhante ao tecido adiposo marrom no processo de termogênese.
Igualmente importante é o seu papel na melhora no funcionamento das mitocôndrias, pois ela estimula a biogênese mitocondrial. Vale lembrar que é fundamental que as mitocôndrias estejam saudáveis para ocorrer um processo de emagrecimento saudável, uma vez que elas promovem a oxidação de gordura para gerar energia, usada em diversas funções do organismo, incluindo o equilíbrio da função metabólica.
De toda forma, é importante lembrar que para obter os benefícios da capsaicina, assim como de qualquer termogênico, é importante associar seu consumo à alimentação equilibrada e a uma rotina regular de atividade física.
A l-carnitina é uma molécula bastante utilizada em suplementos termogênicos, pois faz parte do metabolismo dos ácidos graxos, permitindo que as células quebrem a gordura e obtenham energia das reservas de gorduras armazenadas, auxiliando na perda de peso.
Essa molécula pode ser encontrada em vários alimentos, como carnes vermelhas, peixes, aves e leite, e também em suplementos termogênicos em quantidades adequadas.
É importante destacar que para obter resultados eficazes, a l-carnitina deve fazer parte de um plano alimentar equilibrado e dentro de uma rotina de exercícios físicos.
A tirosina é um aminoácido também encontrado em muitos suplementos termogênicos e que pode ser benéfico para o desempenho cognitivo, especialmente em situações de estresse ou que exijam uma rápida ação cognitiva. Além disso, esse aminoácido também pode oferecer mais energia durante os treinos.
As propriedades energéticas do guaraná já são bastante conhecidas e seu uso em suplementos termogênicos é comum devido aos seus potenciais benefícios para a saúde e melhora do metabolismo.
Dentre seus benefícios estão o estímulo e aumento de energia, aumento do metabolismo, melhora da concentração e foco, propriedades antioxidantes, estímulo do sistema nervoso central.
O uso de termogênicos geralmente não oferece riscos à saúde, desde que seja feito de maneira adequada, sob recomendações de produtos e também profissionais da saúde.
Para que o consumo de termogênicos ofereça benefícios à saúde, é preciso considerar algumas precauções importantes antes de consumi-los.
Antes de consumir termogênicos, é preciso consultar um médico para saber qual é a dosagem adequada para você. Isso porque a dose pode variar conforme as predisposições e características do indivíduo, que incluem a tolerância e sensibilidade a determinados ingredientes, idade, peso corporal, bem como o uso de outros medicamentos que podem interagir com os termogênicos.
Vale lembrar que o uso excessivo de termogênicos pode causar uma série de problemas de saúde, como: disfunções metabólicas, problemas cardiovasculares - como hipertensão, arritmias e palpitações -, aumento da ansiedade, nervosismo, irritabilidade, falta de sono, danos no fígado - em alguns casos pode causar falência hepática - e desequilíbrios hormonais.
Além disso, é preciso cuidar ou evitar o uso de termogênicos com outros medicamentos, pois alguns termogênicos, como a cafeína, podem intensificar a ação estimulante de outros medicamentos usados para TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), por exemplo.
Alguns ingredientes termogênicos, por aumentarem a frequência cardíaca, podem interagir com medicamentos anti-hipertensivos ou aqueles usados no tratamento de problemas cardíacos.
Também é preciso ter cuidado com medicamentos anticoagulantes, pois os termogênicos podem aumentar o risco de sangramento. Em alguns casos, os termogênicos também podem afetar o efeito de medicamentos que tratam a diabetes.
A interação também pode acontecer entre compostos termogênicos, como a sinefrina e cafeína, por exemplo. O efeito estimulante da sinefrina, quando consumida em quantidade adequada, não oferece riscos à pressão arterial. No entanto, quando associada ao consumo de cafeína, pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Afinal, ambas substâncias são capazes de estimular o sistema nervoso central e liberar neurotransmissores, como a norepinefrina.
Caso não haja nenhuma doença ou problema de saúde adjacente, é possível consumir termogênicos, desde que as instruções do fabricante sejam seguidas.
Além disso, é necessário ficar atento aos efeitos colaterais que podem surgir devido ao consumo excessivo ou prolongado de termogênicos, como: problemas digestivos, que incluem enjoos, diarreia e desconforto no estômago, além de insônia, sono interrompido, nervosismo, palpitações, entre outros.
O uso excessivo ou prolongado de termogênicos, pode causar efeitos colaterais, como enjoos, diarreia e desconforto estomacal, além de insônia, sono interrompido, nervosismo, palpitações, entre outros.
De modo geral, os termogênicos não fazem cair o cabelo, no entanto, podem existir suplementos termogênicos ilegais com adição de hormônios em sua composição, o que pode levar à queda de cabelo. Por isso, a importância de adquirir produtos de alta qualidade e procedência para evitar esses riscos.
Em geral, os termogênicos ajudam a perder peso se forem usados dentro de uma rotina alimentar equilibrada e com a prática regular de exercícios físicos.
Os termogênicos ajudam na perda de gordura e no ganho de massa muscular.
Os termogênicos podem ser tomados pela maioria das pessoas saudáveis. No entanto, é importante consultar um médico ou nutricionistas para saber as necessidades de cada pessoa e recomendar as quantidades adequadas.
O uso de termogênicos deve ser evitado por pessoas com condições médicas como doenças do coração, pressão alta, diabetes, distúrbios da tireoide, ansiedade, insônia ou histórico de AVC (acidente vascular cerebral).
Além disso, outros grupos devem evitar tomar termogênicos, são eles: grávidas, lactantes, pessoas com sensibilidade à cafeína, idosos, pessoas com condições renais ou hepáticas graves e pessoas com histórico de distúrbios alimentares.
Os termogênicos são suplementos que contém cafeína e outros estimulantes que podem afetar os níveis de açúcar no sangue e a sensibilidade à insulina. Por isso, em casos de diabetes, é importante ter cautela e consultar um profissional da saúde para avaliar a necessidade ou não do uso deste suplemento.
O uso de termogênicos pode aumentar a pressão arterial, por isso pessoas hipertensas devem evitar este suplemento.
Durante o período de amamentação a mulher precisa ter alguns cuidados com os alimentos que consome, pois muitos componentes passam para o leite materno e para o bebê.
Por esse motivo, é importante evitar o uso de termogênicos nessa fase, pois a cafeína presente em sua composição pode causar possíveis efeitos colaterais no bebê.
Assim como as lactantes, as gestantes também devem evitar o uso de termogênicos, pois podem causar aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, além de poderem afetar de forma negativa o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.
Em geral, se forem tomados em excesso, os termogênicos podem causar possíveis efeitos colaterais como a ansiedade, devido à presença da cafeína e de outros estimulantes. No entanto, existem opções com menor quantidade desses estimulantes que podem reduzir as chances de ter sintomas de ansiedade.
Por isso, é importante consultar um profissional da saúde para indicar ou não o uso deste suplemento e as doses adequadas.
A efedrina é um tipo de estimulante que pode causar riscos à saúde em alguns pacientes, como aumento potencial da pressão arterial, dor de cabeça, tonturas, arritmias, vômitos, ansiedade, agitação e insônia.
Assim, os suplementos termogênicos não contém efedrina, pois seu uso é controlado e só pode ser prescrito por um profissional de saúde.
Os termogênicos não são “bombas”, pois não promovem o crescimento muscular rápido após o exercício físico.
Os termogênicos não contém hormônios. No entanto, existem suplementos para perda de peso que podem conter compostos químicos ou ingredientes naturais que podem afetar indiretamente os níveis hormonais. Por isso, é importante ficar atento à composição, usar suplementos de qualidade e de excelente procedência, além de consultar um profissional da saúde para saber as doses adequadas.
Os termogênicos têm ação diurética leve. No entanto, a intensidade desse efeito pode variar de pessoa para pessoa e depender da composição do suplemento.
De modo geral, saber se o termogênico é saudável depende de alguns fatores, como: a saúde geral da pessoa e a forma como o suplemento é utilizado.
Vale lembrar que alguns termogênicos podem causar possíveis efeitos colaterais e interagir com outros medicamentos. Além disso, estes suplementos não devem ser utilizados como única solução para a perda de peso, benefício que também depende de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos.
Os termogênicos não são destinados especificamente para o aumento da força, mas sim para aumentar o metabolismo, ajudar na perda de peso e melhorar o foco e a concentração. No entanto, algumas pessoas podem sentir um aumento temporário da energia e da resistência ao tomar termogênicos, o que pode melhorar o desempenho durante a prática de exercícios.
Os termogênicos ajudam a aumentar o metabolismo, auxiliam na perda de peso e melhoram o foco e a concentração, logo não são formulados para aumento da massa muscular.
No entanto, podem existir suplementos termogênicos que apresentam compostos, como proteínas e aminoácidos capazes de ajudar na construção de massa muscular.
Os termogênicos podem ser tomados sem treinar, no entanto, para obter melhores resultados e uma perda de peso sustentável, é importante tomar os termogênicos dentro de um planejamento de treinos e alimentação equilibrada.
Existem diversas opções de termogênicos não sintéticos, sendo que alguns podem, inclusive, ser incorporados em receitas do dia a dia ou estar presente em formulações de suplementos naturais.
Muitos dos termogênicos sintéticos possuem outras substâncias prejudiciais e artificiais em sua formulação, como aromatizantes, conservantes e outras toxinas que, quando acumuladas no organismo, podem gerar problemas graves. Além disso, termogênicos sintéticos podem conter uma dose elevada de cafeína, levando ao aumento da frequência cardíaca, agravando doenças como hipertensão e problemas relacionados ao fígado.
Por isso, é importante selecionar termogênicos naturais com composição nutricional limpa e livre de toxinas.
Conheça algumas alternativas de como estimular a termogênese naturalmente no organismo:
Os alimentos são excelentes fontes de nutrientes e, além disso, muitos podem estimular a termogênese no corpo. Alguns exemplos são a pimenta, o gengibre, a canela e o guaraná.
O uso da pimenta vermelha para acentuar o sabor dos preparos do dia a dia pode proporcionar ainda mais benefícios à saúde, como a aceleração do metabolismo, aumento da temperatura corporal por meio do processo de termogênese e, como resultado, promove a queima de gordura de forma eficiente. Isso acontece devido à presença da capsaicina na sua composição.
Este bioativo ainda pode promover mais efeitos benéficos, como o controle de processos inflamatórios - auxiliando o funcionamento do sistema imunológico - e promovendo o efeito analgésico no corpo. Além disso, alguns estudos investigam sua capacidade de desintoxicar o organismo.
Outra especiaria muito importante por proporcionar diversos benefícios para o corpo é o gengibre, um alimento usado há milhares de anos para a promoção da saúde de maneira geral e para prevenir doenças, devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e termogênicas.
O componente gingerol, presente no gengibre, é responsável não apenas pelo aroma e sabor picante que o caracterizam, mas também pelas suas propriedades, incluindo a capacidade de aumentar a temperatura do corpo, proporcionando resultados como aceleração do metabolismo e queima de gordura para produzir energia.
Assim, a partir do conjunto dos efeitos benéficos que o gengibre proporciona no organismo, é possível potencializar a regulação do metabolismo e promover um processo de emagrecimento, associado à atividade física, mais eficiente.
Dado à sua composição rica em nutrientes como vitamina C e vitaminas do complexo B, o gengibre também é comumente utilizado em shots para auxiliar a imunidade, sendo normalmente consumido de manhã para auxiliar o corpo nas atividades diárias - pois evita a fadiga -, além de ser ingerido diariamente para promover os benefícios a longo prazo, como prevenção da inflamação crônica, estresse oxidativo e prevenção do envelhecimento precoce, devido à sua ação antioxidante.
Não é possível deixar de mencionar a canela, uma especiaria muito conhecida pelo aroma suave e sabor doce, mas que também pode proporcionar diversos benefícios ao organismo, como, por exemplo, o efeito termogênico, que possibilita que a canela ajude a aquecer o corpo, gerando a queima de gordura.
Muito além de emagrecimento, a canela, especialmente a canela do Ceilão, também é importante por desempenhar ação antioxidante e anti-inflamatória, ajudando a controlar os níveis de colesterol e açúcar na corrente sanguínea.
Além destes, o guaraná - em especial o guaraná cipó - é outro termogênico natural que se destaca como um excelente mobilizador de gorduras do corpo como fonte de energia. Sua composição apresenta maior concentração de cafeína que o café, junto de uma série de ativos que beneficiam a saúde física e mental, potencializando, inclusive, a prática de atividades físicas e a eficiência de estratégias de controle de peso e emagrecimento.
Vale lembrar que esses ingredientes também podem ser utilizados em preparos de shots e shakes nutricionais, sendo uma excelente forma de compor uma rotina saudável e uma dieta equilibrada.
Embora a cafeína esteja presente em muitos suplementos termogênicos, existem opções naturais sem cafeína, como gengibre, canela, pimenta e guaraná.
Os termogênicos podem ser encontrados em forma de cápsulas ou pó. Em geral, as duas formas devem ser consumidas com água conforme recomendação do fabricante.
Além disso, esses suplementos podem ser tomados em jejum ou durante as atividades diárias, como trabalho e estudos ou antes dos treinos, dependendo da orientação de um médico ou nutricionista.
Os termogênicos podem ser tomados em qualquer momento do dia, mas de preferência antes dos treinos ou antes de atividades que exigem maior foco e concentração. Para saber qual o melhor momento para tomar este suplemento, é importante consultar um profissional da saúde.
Os termogênicos podem ser tomados como pré treino, pois ajudam na melhora do desempenho físico, dando mais energia.
Os termogênicos são suplementos ou alimentos que podem ativar a termogênese no corpo, aumentando a temperatura corporal e, por consequência, aumentando o metabolismo basal em repouso e a queima de gordura armazenada.
O efeito dos termogênicos no corpo também podem proteger e melhorar a função mitocondrial, possibilitando um processo de emagrecimento saudável, uma vez que sem o funcionamento adequado dessas organelas, o corpo não conseguiria promover o balanço energético, devido à disfunção metabólica e energética.
No entanto, é preciso estar atento à dose adequada do termogênico escolhido, visto que o consumo abusivo dessas substâncias pode gerar efeitos colaterais e agravamento de problemas de saúde, devido à capacidade de alguns termogênicos de aceleração da frequência cardíaca.
Alguns dos ingredientes mais encontrados em suplementos termogênicos são a cafeína, o extrato de chá-verde e a capsaicina. Esses ingredientes podem potencializar a saúde de diversas formas. Entretanto, é preciso moderar o seu consumo, especialmente a cafeína, pois alguns organismos não metabolizam muito bem esse composto, podendo agravar sintomas de ansiedade - como o nervosismo - quando não a consomem com moderação.
Além dos suplementos, também é possível incluir alguns alimentos termogênicos no plano alimentar, afinal, além de ativarem a ação termogênica no organismo, também promovem outros benefícios à saúde por meio dos efeitos antioxidante e anti-inflamatório, que protegem o organismo contra o estresse oxidativo e a inflamação crônica.
Cabe ressaltar que o consumo de termogênicos precisa estar associado a uma rotina regular de atividade física, bem como a uma alimentação equilibrada. Com a combinação desses elementos ao consumo de termogênicos, é possível obter benefícios como redução da fadiga e maior chance de controle de peso e emagrecimento.