A maca peruana é consumida há milhares de anos devido às suas propriedades energéticas e adaptógenas que beneficiam a força e a resistência física, prevenção à fadiga do corpo e da mente, regulação hormonal de homens e mulheres, libido e muito mais. Confira opções concentradas deste superalimento oferecidas por marcas nacionais e importadas!
Considerada um superalimento, a maca peruana é uma raiz originária no Peru, mais especificamente na região dos Andes. Ela é utilizada por esses povos há milhares de anos devido aos benefícios que oferece, que incluem auxílio à modulação hormonal, aumento da energia, resistência muscular, redução do estresse, promoção da fertilidade, suavização dos sintomas da menopausa e TPM, eliminação de radicais livres, melhora do humor e, até mesmo, da libido.
Diz-se, inclusive, que ela era usada pelos antigos guerreiros dessa cultura por fornecer a resistência e vitalidade necessária para que enfrentassem seus inimigos em batalhas.
Vale destacar que a maca peruana possui, ainda, propriedades que ajudam a regular o açúcar no sangue e promover ação antioxidante no corpo, prevenindo o desenvolvimento de doenças crônicas e o envelhecimento precoce. Assim, o consumo de Maca Peruana pode ser extremamente benéfico, pois fornece bioativos que atuam em funções essenciais para a saúde.
Outro ponto que merece destaque é o cultivo agroecológico realizado nas regiões peruanas, que envolve práticas de preservação do solo e cultivo em altitudes elevadas e permite que ela concentre um alto teor de nutrientes - com qualidade conservada -, como macaenos, macamidas e alcaloides. Nesse sentido, é recomendado selecionar um produto de qualidade, fornecido por fabricantes que prezam por uma maca que preserva características naturais, sem o uso de pesticidas e agrotóxicos em sua formulação e cultivo.
Seu sabor é suave, permite ser acrescentado em qualquer alimento, sendo ele doce ou salgado (sopas, shakes ou iogurte), podendo ainda ser consumido junto do seu chocolate. Para obter resultados de estímulos hormonais, é importante ter constância no consumo. Regiane Miranda, Nutricionista Funcional Integrativa com expertise em Emagrecimento, Saúde e Longevidade pós graduando em fitoterapia. CRN 29492; Instagram: @regianenutriesaude
A maca peruana deve estar presente no plano alimentar por ser uma boa fonte de nutrientes, como vitaminas B e C, minerais - como zinco, ferro e cálcio -, fibras, glucosinolatos e carboidratos complexos. Estes nutrientes são fundamentais para a promoção da energia, melhora do humor, aumento da fertilidade e regulação do sistema imunológico.
Dentre esses, é possível destacar a vitamina C e B6, uma vez que ambas contribuem para a melhora do sistema imunológico e participam de processos metabólicos no organismo. Enquanto a vitamina C facilita a absorção do ferro, a piridoxina promove a síntese de carboidratos, gorduras e proteínas. Dessa forma, esses nutrientes estão relacionados à produção de energia proporcionada pela maca peruana, reduzindo a chance de fadiga ao longo da atividade física.
Também é importante mencionar que a maca peruana é considerada uma erva adaptogênica, a qual pode ajudar a equilibrar o humor, diminuindo estresse e ansiedade, estabilizando hormônios em homens e mulheres, principalmente estrogênio, progesterona e testosterona.
Dessa forma, a maca pode contribuir para o equilíbrio hormonal e metabólico, promovendo a melhora da vida sexual da mulher, o alívio de sintomas da TPM e da menopausa, como as famosas ondas de calor desse período. E, além de promover a fertilidade feminina, também melhora a motilidade dos espermatozoides, contribuindo para a fertilidade masculina.
Tanto homens quanto mulheres podem perceber um aumento da libido. Este efeito é associado às variedades preta e vermelha da maca peruana.
Sua ação adaptógena também contribui com o equilíbrio do estresse físico causado pela prática de exercícios físicos, o que também se reflete em seu auxílio à resistência e performance física.
Mais do que isso, a maca peruana ainda pode promover impacto no desempenho cognitivo, favorecendo uma melhora na capacidade de concentração e memória.
Além disso, estudos indicam que a maca peruana exerce atividade inibidora de uma enzima que produz angiotensina, assim, é capaz de reduzir a quantidade desse hormônio no corpo, o qual é relacionado à hipertensão.
Também há estudos que verificaram que a população nativa da região dos Andes, tradicionalmente consumidora de maca peruana, apresenta uma pressão arterial sistólica menor do que uma população que não consome maca peruana.
A maca peruana negra pode auxiliar em casos de disfunção erétil, pois acredita-se que ela pode influenciar nos níveis hormonais e aumentar a libido de algumas pessoas.
Alguns estudos sugerem que a maca peruana negra pode aumentar a quantidade de sêmen.
Estudos mostram que a maca peruana negra pode ajudar a controlar a glicemia.
O consumo da maca peruana pode ajudar a diminuir o cansaço e a fadiga.
A maca peruana também pode ajudar a melhorar a concentração e o raciocínio.
A maca peruana, especialmente a vermelha, pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa.
A maca peruana pode dar mais energia, reduzir a fadiga e melhorar a performance física, fatores que podem ajudar a emagrecer.
A maca peruana pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce devido sua ação antioxidante.
O consumo de maca peruana pode auxiliar em casos de hiperplasia benigna da próstata, reduzindo a inflamação.
A maca peruana pode ajudar a prevenir a osteoporose, pois atua na modulação hormonal, o que pode ser benéfico na prevenção da perda óssea.
A maca peruana pode ajudar a melhorar o humor, reduzindo a ansiedade e estabilizando os níveis hormonais tanto em homens quanto em mulheres.
O consumo de maca peruana pode ajudar a proteger os neurônios devido sua ação antioxidante, contribuindo para melhorar as funções do sistema nervoso central, evitando o surgimento de doenças neurodegenerativas.
A maca peruana dourada é procurada especialmente por ser uma boa fonte de nutrientes, como aminoácidos que não são produzidos pelo corpo, ácidos graxos, vitaminas do complexo B, vitamina A, minerais, macaenos e antioxidantes alcaloides disponíveis exclusivamente na maca peruana.
Apesar de possuir benefícios que também podem ser encontrados em outros tipos de maca, a maca dourada pode ser útil especialmente para equilibrar o sistema imunológico e para a redução dos sintomas de menopausa, como as ondas de calor, alterações de humor e sono.
Outros benefícios incluem a melhora do equilíbrio emocional, estabilizando sentimentos de estresse. Além disso, ela também pode regular sintomas de fadiga física e mental.
A Maca Peruana Dourada Souly é um superalimento especialmente cultivado em solos peruanos com práticas de Agricultura Regenerativa. Rica em macronutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes (macaenos e macamidas) a Maca Peruana Dourada da Souly oferece diversos benefícios, como melhora do desempenho físico e mental, aumento da energia, regulação hormonal, melhora da saúde sexual de homens e mulheres, entre outros benefícios.
Principais características da Maca Peruana Dourada Souly:
A partir da análise dos tipos de maca peruana, foi possível perceber que a maca vermelha possui um valor consideravelmente mais elevado de antioxidantes e glucosinolatos - estes, especialmente benéficos à saúde feminina -, além de apresentar o sabor mais adocicado em comparação com as outras macas peruanas.
Cultivada a partir de uma altitude de 3.800 metros, ela também se destaca por oferecer benefícios específicos para a saúde da mulher, como a melhora da fertilidade e redução dos sintomas da menopausa e TPM, além de melhorar a libido.
Um estudo que comparou o uso de maca peruana vermelha e de maca peruana preta percebeu um efeito um pouco mais acentuado na melhora do humor em pessoas que consumiram a maca peruana vermelha. Isso pode ser explicado devido à capacidade da maca peruana de atuar num receptor específico no cérebro, aumentando a circulação de serotonina e noradrenalina, substâncias que ajudam a regenerar células no hipocampo. Além disso, a melhora do humor também pode ser explicada pelo aumento da presença de GABA no cérebro, ou mesmo, da ingestão de colina, presente na maca peruana vermelha.
O mesmo estudo constatou que a ingestão da maca vermelha, em comparação com o consumo de maca peruana preta, teve mais impacto no aumento da energia em indivíduos que viviam em baixa altitude. Além disso, neste estudo, a maca peruana vermelha também reduziu o nível de glicemia dos participantes na oitava semana de consumo.
A maca peruana vermelha pode ser incluída facilmente em receitas do dia a dia, como bebidas - incluindo sucos, smoothies e shakes -, receitas - massa, pão e bolos - e ainda polvilhadas em frutas. Ela é tão versátil que pode ser utilizada em estratégias veganas, vegetarianas, crudívoras, a fim de suprir o aporte de nutrientes necessários em dietas mais restritivas.
Apesar da dose recomendada ser cerca de 4g por dia, é necessário consultar um médico, pois cada organismo reage de maneiras diferentes.
A Maca Peruana Vermelha Souly é cultivada a baixas temperaturas em solos andinos a uma altura entre 3800-4200 metros. É a mais consumida das macas devido ao seu maior teor de antioxidantes, além disso possui sabor mais doce e aroma mais suave. Em relação a outras macas, a maca vermelha apresenta níveis um pouco maiores de fitonutrientes, como alcaloides, taninos e fitoesteróis. Também contém uma concentração maior de glucosinolato, nutriente que tem sido associado a propriedades anti-câncer.
Dentre os benefícios da Maca Peruana Vermelha Souly, estão principalmente a melhora da fertilidade da mulher e redução dos sintomas da menopausa e TPM, além de melhorar a libido. Também tem um impacto maior na melhora do humor e na energia em comparação à maca peruana negra, entre outros benefícios.
Principais características da Maca Peruana Vermelha Souly:
Produzida em altitudes de quase 5000 metros, a maca peruana negra é a mais rara das macas.
Se a maca peruana vermelha pode ser especialmente fundamental para a saúde feminina, a maca peruana negra oferece ótimos benefícios à saúde masculina, como melhora da libido, melhora da energia, aumento da memória, prevenção da fadiga, promoção da força muscular e aumento da fertilidade.
Estudos indicam que o consumo de maca negra pode aumentar a quantidade de espermatozoides, além de melhorar a sua mobilidade. Assim, a maca preta pode ser uma suplementação estratégica quando um casal deseja aumentar as chances de ter um filho.
A maca preta também pode exercer um efeito redutor da glicose no organismo, sendo importante para reduzir o nível glicêmico em quadros de diabetes mellitus.
Outro efeito benéfico importante é a sua contribuição para a força e resistência muscular, efeitos demonstrados, por exemplo, em estudos realizados com atletas de elite. Muito de sua ação na melhora da função muscular acontece devido a funções influenciadas pelo uso de maca negra, como aumento da função antioxidante nos músculos, redução dos processos inflamatórios e melhora da biossíntese mitocondrial.
A Maca Peruana Negra Souly é repleta de antioxidantes e nutrientes propícios para a modulação hormonal, controle do estresse e aumento da energia e resistência. Ela contém ingredientes ativos que atuam em uma sinergia eficaz para o organismo masculino, já que estimula a produção natural de testosterona. Trata-se de um superalimento usado há mais de 3000 anos pelos povos ancestrais peruanos para dar apoio à fertilidade, libido, resistência física e vitalidade.
Além disso, a ação de seus antioxidantes alcaloides (macaenos e macamidas), previne danos causados por radicais livres e fortalece as defesas do corpo contra doenças crônicas. A Maca Peruana Negra da Souly também é um ótimo pré-treino, pois aumenta a energia, melhora a performance física, dá apoio à saúde estrutural (músculos e ossos), reduz as chances de fadiga. Outros benefícios incluem aumento da capacidade de foco, concentração e memorização, modulação hormonal, equilíbrio emocional, aumento da fertilidade e da libido, e fortalecimento da defesa antioxidante.
Principais características da Maca Peruana Negra da Souly:
Diante da variedade de formas disponíveis no mercado, parece ser um pouco difícil a escolha da maca peruana mais adequada. Mas a verdade é que você pode escolher a que se incorpora na sua rotina mais facilmente.
No entanto, você precisa se atentar à qualidade do produto escolhido, seja em cápsula ou em pó. Para isso, é necessário investigar a reputação da marca escolhida, certificando-se de que existe uma preocupação com a qualidade do produto que se manifesta desde o seu cultivo, a partir de práticas agroecológicas, que promovem a pureza do alimento, o qual não deve ser misturado a substâncias tóxicas - como agrotóxicos e conservantes artificiais. Colheita, manuseio e envase são outros critérios relevantes para avaliar-se a qualidade da maca peruana.
Vale lembrar que apesar da maca peruana possuir um sabor caramelizado, cada tipo de maca peruana possui sabor e aroma característico. A maca dourada, por exemplo, apresenta uma doçura intermediária, enquanto a maca vermelha é considerada mais doce. Enquanto isso, a maca negra, a mais rara de todas, possui sabor mais intenso.
Ao optar pelo extrato em pó, você poderá incluir esse superalimento no seu dia a dia na forma de smoothies, shakes, shots e receitas que se adéquam à sua rotina, como pães e bolos funcionais, crepiocas, pastas para torradas, panquecas e outras.
Os shots podem ser uma forma interessante de consumir a maca peruana, já que podem ser ingeridos logo no começo do dia para gerar energia, além da possibilidade de combiná-la com outros ingredientes, a fim de alcançar um objetivo específico, como a promoção da longevidade, por exemplo.
Já na forma de shakes e smoothies, a maca pode ser utilizada em estratégias estimulantes e para prevenção da fadiga, como em uma combinação pré e pós-treino. Normalmente, essas bebidas incluem frutas e gelos na preparação.
No entanto, quando consumida na forma de cápsula, a maca peruana pode estar disponível em diversas concentrações, demandando uma atenção especial para que esteja de acordo com a estratégia de cada indivíduo. Elas podem ser consumidas ao longo do dia ou junto ao pré-treino.
O consumo de maca peruana é considerado seguro na maioria dos casos. No entanto, existem algumas situações em que é necessário ponderar o seu uso.
Por exemplo, pessoas que apresentem problemas de saúde relacionados à tireoide devem ter cautela, já que a maca peruana possui substâncias conhecidas como goitrogênios, os quais são responsáveis por interferir na produção de hormônios tiroidianos, podendo oferecer riscos quando são consumidas em maior quantidade.
Outro grupo de pessoas que precisa evitar o consumo de maca peruana são as gestantes ou lactantes, visto que não há grande quantidade de estudos que investiguem os efeitos de seu uso nesses casos.
Além disso, a atividade de modulação hormonal exercida pela maca pode interferir em tratamentos de doenças graves, como câncer de mama e de próstata. Pessoas com problemas relacionados à hipertensão também devem evitar o uso de maca peruana.
Contudo, sabemos que a melhor forma de prevenir um uso inadequado de qualquer substância é a consulta com um profissional de saúde, como um médico ou nutricionista.
A maca peruana é uma raiz cultivada na região dos Andes, no Peru. Esse alimento funcional pode contribuir com a saúde por meio da promoção de diversos benefícios, como equilíbrio hormonal, fornecimento de nutrientes essenciais - como vitaminas, proteínas e minerais -, aumento da energia, prevenção da fadiga física e mental, melhora do humor, aumento da libido, fortalecimento e resistência muscular, bem como a melhora da fertilidade feminina e masculina.
Não à toa, é considerado um dos melhores suplementos naturais que podem ser incluídos numa rotina de alimentação saudável. Isso porque, por ser cultivada em altitudes elevadas e por meio de práticas agroecológicas, a maca conserva uma quantidade surpreendente de nutrientes imprescindíveis para a nutrição adequada do organismo humano.