A Chlorella é uma excelente alternativa para otimizar a eliminação de toxinas, potencializar o sistema imunológico e auxiliar em ainda mais funções essenciais para a saúde e o bem-estar, como o controle do colesterol e da pressão arterial. Confira uma seleção de suplementos premium deste superalimento oferecido por marcas nacionais e importadas!
Considerada um superalimento, a chlorella faz parte da família Chlorellaceae, sendo um gênero de microalga, cuja espécie mais comum é a Chlorella vulgaris.
Ela é conhecida por possuir uma composição nutricional rica em diversos macronutrientes e fitoquímicos, que a permitem proporcionar inúmeros benefícios para a saúde.
O consumo regular de chlorella pode, além de contribuir para a saúde e bem-estar geral, proporcionar efeitos benéficos à saúde, como redução do colesterol, melhora da função cognitiva, aumento da disposição e energia e eliminação de toxinas do organismo.
Além disso, a chlorella é muito utilizada em estratégias que buscam prevenir o envelhecimento precoce, uma vez que promove ação antioxidante, a qual evita a aceleração do envelhecimento das células.
Este conjunto de benefícios é resultado de seus nutrientes e bioativos, dentre os quais estão vitaminas do complexo B, minerais - como fósforo, potássio, magnésio, ferro, manganês, cobre, zinco, e cálcio -, proteínas, lipídeos, fibras, ácidos graxos ômega 3, biotina e beta-caroteno. Além disso, sua coloração verde se deve ao alto teor de clorofila de sua composição, que é até 10 vezes maior que o de outros vegetais, tornando-a uma potencial auxiliar no controle da inflamação, eliminação de toxinas, processos de cicatrização, entre outros benefícios proporcionados por este pigmento.
A chlorella possui excelentes propriedades antioxidantes, detox e anti-inflamatórias, três de suas atividades principais que podem prevenir uma série de problemas no organismo.
A chlorella possui nutrientes essenciais e compostos antioxidantes, como a clorofila, um pigmento natural responsável por promover o combate aos radicais livres, impedindo o estresse oxidativo e o processo inflamatório que está relacionado a fatores de risco para doenças do sistema cardiovascular, como o colesterol alto e o aumento da pressão arterial.
De fato, estudos mostram que a chlorella pode exercer um papel importante na melhora do perfil lipídico - atuando na redução dos níveis totais do colesterol, incluindo o colesterol LDL - e na redução de açúcar no sangue, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares, pois impede o acúmulo de gordura visceral e triglicerídeos.
Além disso, uma de suas propriedades mais conhecidas e comprovadas por estudos científicos é a sua capacidade de desintoxicação do corpo. Eliminar toxinas é fundamental no dia a dia, visto que a dieta ocidental - composta por alimentos processados, com açúcares e gorduras trans - está repleta de substâncias carcinogênicas, como aminas heterocíclicas (HCAs). Também vale lembrar que há uma presença abundante de toxinas e metais pesados no ambiente e na alimentação moderna em função da poluição das águas, do solo e do ar - que expõem as pessoas, diariamente, a substâncias que, quando acumuladas no organismo, podem gerar doenças ou problemas de saúde.
Inclusive, um estudo realizado em jovens demonstrou que a suplementação de chlorella tem o potencial, por meio da ação da clorofila, de ajudar na diminuição dos níveis de HCA’s, uma vez que afetam a absorção dessa substância.
Além da eliminação de substâncias cancerígenas, estudos mostram que a chlorella também pode realizar a desintoxicação de elementos como cádmio (Cd), arsênico (As) e outros metais pesados presentes em peixes, frutos-do-mar e outros alimentos. Acredita-se que algumas proteínas presentes na alga têm capacidade de se ligar às moléculas de metais pesados, o que pode impedir que sejam absorvidas pelo organismo e permitir que sejam eliminados.
Outro estudo também mostrou a capacidade do extrato de chlorella em diminuir os níveis de estanho (Sn) e mercúrio (Hg) em pacientes com aparelhos dentários. Vale lembrar que o mercúrio oferece risco à saúde quando se acumula no organismo, podendo causar quadros de hipertensão e danos ao desenvolvimento cerebral.
Além disso, o consumo de chlorella também está associado à prevenção do envelhecimento precoce, uma vez que a senescência das células também está ligada ao estresse oxidativo e à inflamação. Dessa forma, a suplementação ao longo da vida com chlorella pode ajudar na obtenção de uma velhice mais saudável, sem a presença das doenças normalmente associadas à idade avançada.
Com isso, também vale ressaltar a importância dos efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e de desintoxicação na proteção da função cerebral, permitindo que a chlorella contribua para o bom desempenho mental e, possivelmente, ajude a prevenir problemas de perda de função cognitiva, como doença de Alzheimer e outros distúrbios neurodegenerativos.
A atividade imunomoduladora da chlorella é uma de suas propriedades mais importantes, sendo um dos motivos que explicam seu consumo ser tão recomendado.
Afinal, a chlorella possui diversos compostos bioativos que podem contribuir para a regulação da imunidade, como a clorofila, carotenoides, peptídeos, entre outros nutrientes, devido aos seus efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e detoxificantes.
De fato, alguns estudos sugerem que ela pode contribuir para a imunidade, pois estimula a produção de citocinas reguladoras da resposta imune, como a interleucina 10 e as células t-helpers, sendo que essas são muito importantes para a produção de anticorpos e precisam estar em equilíbrio no corpo.
É importante mencionar que a interleucina 10 também regula as respostas inflamatórias no organismo, sendo uma importante via de ação para a melhora do sistema imune, visto que os processos inflamatórios podem contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas, quando se mantêm a longo prazo.
Além da ação anti-inflamatória, a chlorella também desempenha a ação antioxidante - realizada pela clorofila, carotenoides e outros compostos ativos - responsável por eliminar os radicais livres acumulados no corpo que, em excesso, podem contribuir para o aumento da inflamação e o desenvolvimento de doenças crônicas, incluindo o câncer.
A capacidade da chlorella de eliminar toxinas e metais pesados por meio do efeito detox também é uma forma de otimizar a imunidade, já que o excesso de substâncias tóxicas no corpo pode afetar negativamente diversos sistemas do organismo, incluindo o sistema de defesa.
Vale mencionar que a ciência ainda explora outros mecanismos do fortalecimento da saúde realizado pela chlorella, como seus compostos polissacarídeos e glicoproteínas, dentre os quais estão os aminoácidos ácido glutâmico e o ácido aspártico.
Cabe ressaltar que, além de poder contribuir para a saúde de pessoas de todos os perfis, o efeito imunoprotetor da chlorella também pode ser usufruído por praticantes de atividades físicas, tanto as moderadas quanto as de alta intensidade, uma vez que exercícios intensos podem provocar um efeito de supressão do sistema imunológico. Inclusive, uma pesquisa realizada em atletas femininas de kendo demonstrou que a chlorella foi capaz de exercer efeito protetor contra os danos que o sistema imunológico pode sofrer após longos períodos de treinamento de alta intensidade.
Já outra pesquisa demonstrou que a chlorella pode ser benéfica para quem pratica atividade física em níveis moderados. Este estudo avaliou a suplementação de chlorella por 8 semanas em adultos saudáveis, indicando que a chlorella estimula a produção de células imunes e, possivelmente, das células conhecidas como natural killers, responsáveis pela detecção de agentes estranhos ao organismo e pela eliminação de células tumorais.
Além disso, a chlorella possui diversos nutrientes capazes de melhorar a função da mitocôndria, organelas responsáveis pela produção de energia, fazendo com que ela seja uma ótima opção para beneficiar o processo de emagrecimento e para o aumento da disposição e energia necessária nas atividades do dia a dia, até mesmo para a prática de exercícios físicos.
Por fim, estima-se que o alto teor de clorofila e a presença de ferro na chlorella possa contribuir para a recuperação de pacientes anêmicos, uma vez que a clorofila estimula a produção de hemoglobina.
A chlorella pode ser facilmente incluída na rotina alimentar, pois pode ser encontrada na forma de cápsulas, extratos em pó e tablets. Isso permite que existam diferentes formas de consumo da chlorella, que incluem seu uso em sucos, shakes e smoothies - com a adição de meia colher de chá de chlorella ou o conteúdo de uma cápsula aberta, a depender da concentração desejada.
Algumas pessoas ainda podem preferir incluir a chlorella em pó no preparo de saladas e outros alimentos, tornando seu consumo mais natural e facilitando o hábito da suplementação diária.
Vale lembrar que, independentemente da forma escolhida, é indicado que a ingestão da chlorella seja associada ao consumo de água, para facilitar a absorção dos nutrientes pelo organismo.
Além disso, é recomendado que a chlorella seja ingerida, aproximadamente, 30 minutos antes das duas principais refeições do dia e, preferencialmente, em jejum pela manhã.
Também é necessário seguir as doses recomendadas por um médico ou nutricionista, sendo indicado distribuir a suplementação ao longo do dia.
Mas antes de ingerir, é preciso se manter atento a possíveis efeitos colaterais. Pois, embora o consumo de chlorella seja considerado seguro para a maioria das pessoas, em excesso pode causar enjoo, diarreia, dores de cabeça e coceira. Além disso, pessoas com alergias a frutos-do-mar, gestantes e nutrizes devem evitar seu consumo.
Por fim, além das precauções mencionadas a respeito do consumo de chlorella, é importante selecionar um suplemento de qualidade, fabricado por uma empresa que possui boa reputação e realiza a extração da chlorella pelo método de prensagem a frio, garantindo a conservação de seus nutrientes.
De modo geral, é recomendado que a suplementação com chlorella ocorra de forma diária e contínua, pois seus benefícios para o bem-estar geral podem ser percebidos a longo prazo.
Uma das principais vias de ação da chlorella é por meio de suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e detox, responsáveis por combater o dano realizado pelo excesso de radicais livres no organismo, prevenindo o estresse oxidativo e o processo inflamatório, fatores de risco que desencadeiam o envelhecimento precoce e diversas doenças crônicas no organismo, como artrite, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, entre outras.
A chlorella pode ajudar, ainda, a reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue, sendo importante para prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral.
O consumo de chlorella também é recomendado devido à sua propriedade de desintoxicação. Afinal, ela pode exercer a ação de adsorção de metais pesados presentes em produtos cosméticos, alimentos - como peixes e frutos-do-mar - e aparelhos dentários. Alguns dos metais adsorvidos pela chlorella incluem o mercúrio, estanho, cádmio e outros.
Assim, para obter todos os benefícios da chlorella, é necessário consumi-la com bastante água e seguir a recomendação de um médico.
A chlorella é um suplemento que fornece uma quantidade substancial de nutrientes de excelente ação no corpo - como proteínas, vitaminas, minerais e clorofila -, sendo capaz de ajudar na melhora da saúde e do bem-estar geral, promovendo maior eliminação de toxinas, disposição física, desempenho mental e reduzindo os níveis de açúcar e colesterol no sangue.
Chlorella é um suplemento proveniente de uma microalga que contém diversos nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, eliminação de toxinas e regulação da função imunológica.
É possível encontrar este suplemento em diversos formatos, como em extratos em pó, tablets e cápsulas. Ela precisa ser consumida antes das duas principais refeições do dia, juntamente à ingestão de água para que os nutrientes sejam absorvidos pelo corpo. É necessário seguir a dose recomendada por um médico e distribuir sua ingestão ao longo do dia.
Devido ao seu efeito detox e anti-inflamatório, a chlorella colabora com a desinflamação e eliminação de toxinas, o que pode colaborar com a perda de peso saudável. No entanto, seu consumo precisa estar associado a uma alimentação equilibrada, à prática de exercícios físicos e a uma rotina de sono regular para poder auxiliar em estratégias de emagrecimento.
O consumo de chlorella deve ser contínuo e pode ocorrer todos os dias, desde que esteja de acordo com a dose recomendada pelo médico.
Algumas pessoas são sensíveis à chlorella e podem sentir desconforto gastrointestinal, como diarreia, inchaço, náuseas e tremores. Além disso, pessoas que possuem alergia a frutos-do-mar precisam evitar esse suplemento.
Os dois suplementos são importantes e podem complementar a ingestão de nutrientes, sendo possível alternar entre os suplementos a cada dia para seguir uma dieta equilibrada.
Além disso, a spirulina costuma ser mais abundante em proteínas, enquanto a chlorella é mais rica em clorofila. Nesse sentido, a escolha entre um ou outro suplemento dependerá dos objetivos e da estratégia nutricional.