Barras de proteína são fáceis de levar para todos os lugares e ótimas como pré e pós-treino, lanches mais nutritivos e, até mesmo, sobremesas mais saudáveis do que opções que oferecem calorias vazias e pouca saciedade. Encontre aqui snacks proteicos de composições e sabores diversificados para adicionar mais proteína de qualidade no seu dia.
Sabe-se que é necessário adotar hábitos alimentares saudáveis e associá-los à prática de atividade física para manter o equilíbrio dos sistemas do organismo. Assim, a ingestão de nutrientes variados por meio da dieta é extremamente importante, e isso pode ser feito, inclusive, por meio da barra de proteína, complementando o aporte diário de macronutrientes essenciais para a saúde.
Ela pode ser uma boa opção para pessoas que possuem dias agitados e nem sempre podem preparar uma refeição completa, o que revela a barra de proteína como uma possibilidade de alimentação mais prática e nutritiva em momentos estratégicos, como antes do treino, pouco antes de uma reunião ou durante uma viagem de avião, por exemplo.
A barra de proteína é caracterizada por sua composição nutricional rica em proteínas, acompanhada de outros ingredientes que variam a depender do tipo. Inclusive, muitas barrinhas de proteína podem ser usadas como suplemento alimentar tanto antes quanto após o treino em função de conter substâncias como Whey, MCT e outros ativos em sua composição.
Diferente dos suplementos, ela pode ser usada para substituir uma refeição, pois contém uma quantidade considerável de proteínas e nutrientes que precisam ser consumidos de forma distribuída ao longo do dia.
Por conter a quantidade ideal de proteínas e, em alguns casos, carboidratos, a barra de proteína pode ser usada, na nutrição esportiva, como um suplemento pré-treino para apoiar a resistência muscular durante a atividade física, o que resulta em benefícios como o aumento da massa muscular e da força dos músculos.
Não é à toa que muitos atletas de alto rendimento utilizam barra de proteína, afinal, é uma maneira mais prática de repor os substratos necessários para atividades como construção dos músculos, redução da fadiga após o treino e reposição de glicogênio para a produção de energias nas células intramusculares, por meio do consumo de carboidrato.
Vale ressaltar que algumas formulações de barra de proteína podem oferecer carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, uma velocidade mais baixa de absorção do carboidrato pelo organismo, estratégia que costuma ser adotada para aumentar a ingestão de carboidratos necessários para a construção de massa e força física, mantendo níveis mais elevados de glicogênio por mais tempo sem provocar níveis elevados de glicemia e insulina no sangue. Além disso, por conter uma boa quantidade de proteínas junto ao carboidrato, a barra de proteína pode aumentar o efeito de absorção mais gradual dos carboidratos.
Um estudo, inclusive, demonstrou que a ingestão de carboidrato em diferentes momentos do treino foi capaz de melhorar a performance física.
Dessa forma, o consumo das barras de proteína é adequado para a suplementação pré-treino, intratreino e pós-treino, fornecendo energia e resistência para treinos mais longos.
O elevado teor de proteínas presente na barra de proteína pode promover a saciedade e o controle no apetite por doces e alimentos prejudiciais. Em última instância, o uso da barra de proteína pode contribuir, quando associado a uma alimentação equilibrada e rotina regular de exercícios, para a redução da síndrome metabólica, que engloba fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e obesidade.
De fato, estudos apontam que as proteínas são mais eficazes na promoção da saciedade, indicando que ela pode ser utilizada numa estratégia para perda de peso, pois também apresenta benefícios como ajuda na redução do consumo energético, aumento da termogênese e até mesmo na manutenção da massa livre de gordura, pois ajuda no ganho de massa muscular.
Pesquisas mostram que a proteína pode promover a saciedade por meio de uma única refeição e, quando numa estratégia de equilíbrio entre o gasto e o consumo de energia, pode ser utilizada estrategicamente em refeições ao longo de 24 horas, pois a proteína tem um efeito saciante mais duradouro do que o carboidrato, por exemplo. Isso porque um estudo mostrou que ela pode reduzir a grelina, conhecida como “hormônio da fome”, após a refeição, além de reduzir o esvaziamento gástrico, permitindo que o alimento permaneça mais tempo no estômago e diminuindo o apetite. Para esse efeito, é preciso aumentar o aporte de proteína e diminuir o consumo de gorduras.
É inegável que a barra de proteína pode ser um lanche saboroso e prático. Seu uso como pré-treino é extensivamente adotado por pessoas que costumam praticar atividade física regularmente. Isso porque ela pode substituir uma refeição e fornecer nutrientes facilmente digeridos pelo organismo, garantindo a força e resistência necessárias para o exercício.
Mas nem sempre essa é a única forma de utilizá-la, até porque ela pode substituir refeições em diversas situações, como, por exemplo, quando a pessoa não sente muita fome, mas deseja complementar o aporte de proteínas e nutrientes diários, ou ainda, quando se está com pouco tempo entre um compromisso e outro.
Assim, ela possibilita que, nesses momentos, evite-se o consumo exagerado de lanches rápidos com altor teor calórico sem as propriedades nutricionais presentes na barrinha de proteína.
Confira mais exemplos de como é possível incluir a barrinha de proteína na sua rotina:
É possível encontrar uma barra de proteína para cada estratégia alimentar, basta encontrar a sua. Há várias composições de barrinhas de proteína disponíveis, como:
Tanto as proteínas de origem vegetal quanto proteínas de origem animal, como o Whey Protein, podem ser benéficas para apoiar a saciedade e o gasto energético associado ao exercício físico. As barras de proteína vegetal, por exemplo, quando bem combinadas, podem proporcionar todos os aminoácidos essenciais para o organismo, inclusive os aminoácidos necessários para o processo anabólico.
Em todo caso, as barras de proteína vegana são excelentes para compor uma alimentação vegana e vegetariana, enquanto as barras de Whey Protein podem auxiliar uma estratégia de construção de massa e resistência física.
Existem muitas opções de barra de proteína no mercado, por isso, é importante saber como selecionar as barras com o maior potencial de contribuir para a sua saúde:
Cada barra de proteína pode oferecer quantidades e proporções diferentes de proteína, incluindo tipos e qualidades diferentes. Por isso, é importante sempre estar atento ao rótulo, conferindo as informações nutricionais.
Portanto, o primeiro passo é conferir a relação de ingredientes. Se o seu objetivo é ganho de massa e resistência durante o treino, prefira as proteínas de alta digestibilidade, como as proteínas de Whey.
Se você adota o veganismo, procure formulações com proteínas de arroz, ervilhas e amêndoas. Muitas vezes, é possível encontrar um blend proteico que inclui esses ingredientes combinados a fibras alimentares e vitaminas importantes. Inclusive, barrinhas que possuem ingredientes naturais como vitaminas, minerais e até fitonutrientes são sempre bem-vindos.
Sempre é importante lembrar que quanto menos açúcar e substâncias artificiais estiverem presentes na composição melhor é. Por isso, confira se a barra de proteína não tem açúcar disfarçado com nomes, como xarope de milho, dextrose e sacarose. Selecione barras de proteína adoçadas naturalmente com stevia ou aromatizantes naturais.
É importante considerar o sabor escolhido, pois alguns sabores com ingredientes naturais, como cacau e limão, podem oferecer sabores e benefícios incríveis para a saúde. O cacau, por exemplo, exerce efeito antioxidante.
Além disso, é importante aliar a quantidade de proteína e calorias por porção ao seu plano alimentar. Converse com um nutricionista para saber qual é o tamanho ideal e a quantidade de proteínas mais adequada para serem consumidas ao longo do seu dia. Em todo caso, barrinhas com 50g, com 11g de proteína e cerca de 200 calorias podem ser boas escolhas.
A barra de proteína pode se ajustar perfeitamente a qualquer rotina e pode ser consumida em qualquer horário, desde que respeite os horários adequados para alimentação, para não desregular o ritmo circadiano.
Experimente incluir a barra de proteínas nesses momentos:
Além disso, é muito importante considerar os nutrientes oferecidos pelas barras de proteína e a frequência com que são consumidas. Elas precisam estar associadas a uma alimentação variada e rica em alimentos naturais, para que não ocorra um desequilíbrio nutricional. Quando bem combinadas, podem auxiliar na complementação do aporte de proteínas recomendas por dia.